Momento de troca de informações para, juntos, compreenderem o isolamento geográfico e o reprodutivo como processos que levam à formação de novas espécies. Converse com seus colegas e professor(a), tendo como base alguns questionamentos sobre os processos evolutivos:
• Como surgem as novas espécies? O que é especiação por isolamento geográfico? Qual a importância da deriva genética?
Em seguida, elabore um esquema registrando as considerações.
Respostas
As espécies podem surgir através de mutações que são selecionadas naturalmente por apresentarem alguma vantagem em relação às demais características. Dessa forma, os organismos que a possuem conseguem deixar mais descendentes e perpetuar essa nova característica.
Em algumas situações, uma população de uma mesma espécie por se separar devido ao surgimento de uma barreira geográfica, como um rio, montanhas, entre outros. Isso faz com que as populações acumulem mutações e mudem paralelamente ao longo do tempo, resultado em novas espécies pelo fenômeno de especiação por isolamento geográfico.
Dentro de todo esse contexto de especiação e de populações de espécies, a deriva genética é um dos fenômenos mais importantes para a definição de certas características dentro de uma população. Isso porque, ela é responsável por mudar as frequências alélicas, podendo levar até mesmo ao desaparecimento de certos padrões genéticos.