Respostas
Resposta:
A Apollo 8 foi a primeira missão espacial a realizar um voo tripulado que escapou dos arredores da Terra para orbitar seu satélite natural. Além de testar arriscadas manobras de transferência entre as órbitas terrestre e lunar, a missão tinha como finalidade o reconhecimento topográfico da superfície da lua para posterior definição de locais apropriados para o pouso do módulo lunar, que viria ocorrer na missão Apollo 11, em julho de 1969.
Para o registro das imagens, a tripulação dispunha de duas câmeras Hasselblad 500 EL especialmente adaptadas às especificidades do ambiente espacial. Cada câmera contava com uma lente objetiva Planar (80mm/F2.8) e apenas uma lente teleobjetiva Zeiss Sonnar (250mm/F5.6), além de equipamentos como filtros, medidores de exposição e outros acessórios. A pedido da NASA, a Kodak produziu filmes preto e branco e coloridos mais sensíveis e com uma emulsão especial. Os astronautas também carregavam uma câmera cinematográfica portátil Maurer 16mm, utilizada para transmitir imagens ao vivo, veiculadas para o público que acompanhou pela televisão aquele grande espetáculo espacial.
A tripulação da Apollo 8 circulou por dez vezes a lua para cumprir o plano de voo. Na quarta volta, quando deixavam de sobrevoar a face oculta do satélite, os astronautas foram surpreendidos pelo “nascer da Terra”. Das escotilhas da cápsula puderam observar o surgimento do nosso planeta na paisagem da órbita lunar.
O comandante Frank Borman registrou a cena em preto e branco. Depois, toda a tripulação se agitou para encontrar o filme colorido. O clique que capturou a Earthrise em cores, imagem registrada nos arquivos da NASA como AS08-14-2383, foi feito pelo astronauta William Anders, a exatas 75 horas, 48 minutos e 39 segundos de voo. Trinta segundos depois, procurando um novo ângulo, fez mais uma foto, a AS08-14-2384. Teoricamente, Anders deveria ser o responsável por pilotar o módulo lunar, mas como aquela missão não previa aterrisar na lua, fora incumbido de registrar imagens.
Na icônica foto, vê-se aproximadamente três quartos do globo terrestre levitar sobre a superfície lunar tendo o cosmos como paisagem de fundo. As cores da Terra, azul com algumas manchas marrons e esverdeadas, cobertas pelo branco das nuvens, contrastam com o negro do espaço e o acinzentado da superfície selênica.
O nome Earthrise contempla um duplo sentido. Ao mesmo tempo em que remete ao movimento do astro que se eleva no horizonte, também expressa o momento em que a Terra “nasceu” como um corpo inteiramente visível, graças à nova perspectiva sideral propiciada pelas tecnologias espaciais.
Explicação: resumindo, foi a missão Apollo 8, feita pelo astronauta Bill Anders, que deram o nome de Earthrise.