Respostas
Oiee!
- Ambas são atuantes no controle da quantidade de luz que entrará e incidirá na retina e tal processo de controle se dá do seguinte modo: a íris é a responsável pela gestão da quantidade de luz que penetra no olho por meio da dilatação (quando objetiva aumentar a quantidade de luz) ou contração (quando objetiva reduzir a quantidade de luz) da pupila. Ela representa, visualmente, a parte ocular que apresenta coloração.
- Já a pupila, que é a região relacionada ao pequeno círculo ocular, apresenta uma coloração diferente da íris e, diante da ação desta, sofre dilatação ou contração à medida que a quantidade variável de luz entra, de forma proporcional a sua área, de modo que o seu diâmetro apresenta variações, em medidas, de aproximadamente 1,5 mm a 8 mm, possibilitando a alternância da quantidade de luz.
RESUMINDO:
- A íris permite que entre mais luz no olho (aumentando ou dilatando a pupila) quando o ambiente está escuro e deixa que entre menos luz (diminuindo ou contraindo a pupila) quando o ambiente tiver muita luz.
- A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.