Sobre os fundamentos basilares da geopolítica, um saber que nasceu no século XIX instruindo os Estados nacionais a organizarem o poder a partir de seus territórios, trata-se de um: I Conjunto de argumentos científicos que afirmou ser possível o Estado adquirir poder sem recursos territoriais. II Argumento afirmativo de que a quantidade territorial de uma nação, bem como os recursos desse território, define a sua posição de poder. III Pensamento que coaduna com o liberalismo, pois defendia a expansão territorial das nações como forma de enriquecimento e afirmação de poder. É VERDADEIRO o que se afirma em: a. I e III, apenas. b. I e II, apenas. c. II e III, apenas. d. I, II e III. e. II, apenas.
Respostas
Resposta:
E - II, apenas ( II Argumento afirmativo de que a quantidade territorial de uma nação, bem como os recursos desse território, define a sua posição de poder.)
Explicação:
Foram intelectuais e cientistas sociais como o alemão Friedrich Ratzel (1844-1904) que impuseram essa perspectiva, embasada por um determinismo que indicava que o poder de uma nação estava estritamente vinculado à sua condição geográfica. Isso significava, na prática, a articulação de um argumento afirmativo de que a quantidade territorial de uma nação, bem como os recursos desse território definiam a sua posição de poder. Ou seja, um argumento oposto ao liberalismo, uma vez que defendia a expansão territorial das nações como forma de enriquecimento e afirmação de poder; admitia a sazonalidade inevitável da guerra; e dava vazão ao adensamento de imperialismos e autoritarismos (SILVA; SANTOS, 2018).