Respostas
Resposta:
Porque a Mónica estão correndo para um local distante
Explicação:
O balão nas histórias em quadrinhos tem o papel de ligar dois elementos, a palavra e a imagem (1). Todavia, mesmo antes de ler o conteúdo do balão, o leitor já tem pistas do que se passa na cena, se é um sonho, se o personagem está falando em tom de voz normal ou grita e até mesmo se utiliza algum aparelho eletrônico.
Como resume Roberto Elísio dos Santos (2), “o balão não serve apenas para acolher a ‘fala’ ou ‘pensamento’ dos personagens. Também indica o estado emocional de seu emissor“.
A alteração na linha que delimita o balão (1) aponta para diferentes situações. A ilustração abaixo (3) apresenta alguns dos tipos de balões mais usados e seu significado:
Mas há uma diversidade de balões:
balão apêndice: quando o rabicho do balão não é direcionado ao personagem; “indica que a voz está sendo emitida por alguém que não aparece na ilustração” (1);
balão intercalado: ligado ao balão inferior, para indicar falas e pausas de um mesmo personagem, seja no diálogo com o interlocutor na cena (1), seja como hesitação (2);
balão trêmulo (4): apresenta-se em linhas tortas, sugere medo ou voz tenebrosa;
e outros: balão-de-linhas-quebradas, balão-vibrado, balão-glacial, balão-uníssono, balão-zero ou ausência de balão, balão-mudo, balões-duplos, balão-sonho, balão de apêndice cortado, balões especiais, etc. (5)