Analisando os pressupostos teóricos e metodológicos colocador por Karl Marx (1818-1883), no que os autores denominam como materialismo histórico e dialético, coloque "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) Um primeiro pressuposto de toda existência humana e, portanto, de toda história é que os homens devem estar em condição de poder viver a fim de fazer a história.
( ) Marx parte das condições materiais de vida dos indivíduos como sendo o elemento comum a todos os indivíduos em qualquer lugar, pois para sobreviver os homens precisam dominar a natureza e modificá-la ao mesmo tempo em que se organizam socialmente.
( ) O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência do homem que determina o seu ser; é inversamente seu ser social que determina a sua consciência.
( ) O primeiro fato histórico é, pois, a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produção da vida material; trata-se de um fato histórico; de uma condição fundamental de toda história, que é necessário, tanto hoje como há milhares de anos, executar, dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Respostas
Resposta:
A opção correta é a letra A
Explicação:
Você esqueceu de colocar as alternativas, no entanto, creio que sejam essas (Vou colocar para facilitar seu entendimento): Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Selecione uma alternativa: a) V - V - V - V. b) V - V - V - F. c) V - F - V - F. d) F - F - F - V. e) F - F - F - F.
Resposta: I- Para Karl Marx os homens eram responsáveis por fazer história, mas para isso era preciso primeiro ter condições necessárias para isso. Ou seja, possuir meios de realizar suas necessidades.
II- Marx defendia que a natureza existe de forma independente do homem, o homem apenas se relaciona com ela para retirar seu sustento e organizar-se socialmente.
III- A produção da vida material (Trabalho) de certa forma alienaria o trabalhador, pois ele existiria apenas para produzi-la. Por isso o ser social determinaria a consciência do trabalhador.
IV- Sem os princípios básicos que garantem ao trabalhador a capacidade de existir, não haveria produção da vida material.