Respostas
Resposta: As ditaduras militares na América Latina estão inseridas no contexto da Guerra Fria, onde EUA e URSS disputavam por áreas de influência. Os EUA, que sempre interferiram nos países americanos, não deixaria que surgisse uma área de influência soviética bem de baixo de seu nariz.
Para evitar tal problema, o país Norte Americano lançou operações para impedir o avanço socialista na América, essas operações se baseavam em apoiar golpes militares, a operação foi bem sucedida e vários países cairam sob regimes militares sanguinários, que vitimaram milhares de pessoas. Nesse contexto, a ditadura chilena se destaca, pois foi uma das mais violentas da América e também porquê serviu como um laboratório para os "Chicago Boys", que implementaram um sistema Neoliberal no país.
Atualmente, as ditaduras militares se foram, porém as cicatrizes ficaram. Vários países ainda lidam com as consequências deixadas pelas ditaduras, o Chile lida com as consequências das reformas neoliberais, o Brasil teve de lidar com uma crise financeira gigante e etc.
Explicação: