• Matéria: Biologia
  • Autor: igor4249
  • Perguntado 3 anos atrás

fale com suas palavras o que você entendeu do texto (min 10 linhas).
A Floresta Amazônica já emite mais gás carbônico do que absorve.
A floresta Amazônica já está emitindo mais gás carbônico, CO2, do que absorvendo. É o que indica o estudo. O desequilíbrio ecológico apontado pelo estudo demonstra uma mudança gradual que ocorreu no ecossistema, causada pelas contínuas agressões ao território da floresta Amazônica.
Em 2014, a Nasa – Agência Espacial Americana – divulgou um estudo no qual apontava que a Amazônia ajudava na absorção de gás carbônico na atmosfera, contribuindo na redução do aquecimento global.
Já a pesquisa recém-publicada aponta fatores como o desmatamento, as secas, as grandes queimadas e as mudanças climáticas como os responsáveis pela transformação da Amazônia. Esta é a primeira vez que uma pesquisa indica a diminuição do potencial de absorção da floresta.
Uma das justificativas para isso seria o fato de que as árvores vivas seriam responsáveis pela absorção do CO2, enquanto as árvores mortas emitiam o gás. Como a floresta passou por inúmeros períodos de degradação causados pelos fatores citados, a inversão do cenário seria um processo natural.
O estudo também indica que a diminuição da quantidade de chuvas nas regiões desmatadas e queimadas, fez com que a temperatura aumentasse cerca de 2 graus em parte da floresta. Isso fez com que as árvores emitissem mais CO2 para compensar o desequilíbrio.
Com o estrago já feito, e cientificamente comprovado, resta agora o investimento em políticas públicas voltadas para a proteção desses territórios, ações de preservação e, principalmente, restauração desse importante ecossistema.

Respostas

respondido por: Nessa1754
1

Um estudo mostra o ecossistema da floresta amazônica está em desequilíbrio por conta das agressões sofridas na mesma. A floresta amazônica já está emitindo mas CO2. Pela primeira vez em uma pesquisa indica que está havendo uma diminuição de potencial de absorção da floresta.

Como a floresta passou por inúmeros períodos de degradação causados pelos fatores citados, a inversão do cenário seria um processo natural. O estudo também indica que a diminuição da quantidade de chuvas nas regiões desmatadas e queimadas, fez com que a temperatura aumentasse cerca de 2 graus em parte da floresta.

Perguntas similares