Respostas
Olá frandornellesmachado
O consumo sustentável é importante pois serve como ferramenta de conscientização para que todos façam sua parte em prol da preservação ambiental.
Ele está embasado na premissa de que cada ação conta e que, aos poucos, é possível virar o jogo, permitindo um desenvolvimento sustentável.
Mas, para isso, é preciso que todos participem, em vez de deixar a luta contra o consumismo irresponsável somente nas mãos de governos e outras autoridades.
Sem um esforço conjunto, os níveis de degradação do planeta vão continuar crescendo, piorando um quadro alarmante.
Conforme dados compilados em relatório da ONU, entre 1970 e 2014, a Terra perdeu aproximadamente 60% das espécies de animais vertebrados.
Quanto aos invertebrados, 42% das espécies terrestres, 34% das aquáticas e 25% das marinhas estão ameaçadas de extinção.
Outra ameaça à vida nos oceanos é a poluição. Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nas águas.
O aquecimento global, fruto do aumento do efeito estufa por causa da emissão de gases poluentes, é mais um vilão que prejudica a vida no planeta.
Desde o final do século 19, a temperatura média já se elevou entre 0,8ºC e 1,2ºC, afetando a sobrevivência e a qualidade de vida em diversos territórios.
Se a degradação continuar nesse ritmo, pesquisadores estimam de 4,5 milhões a 7 milhões de mortes prematuras até 2050.
Daí a necessidade de conscientização e ações, tanto individuais quanto coletivas, para reverter a situação, incluindo o consumo sustentável.