Respostas
Resposta:
Possuem corpo segmentado em cabeça, tórax e abdômen que podem estar fundidos em alguns grupos.
Apresentam extremidades articuladas que se apresentam de formas diversificadas.
Possuem exoesqueleto quitinoso que lhes confere proteção, apresentando músculo estriado em seu interior.
Apresentam sistema digestório completo.
Possuem também sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando olhos (simples e compostos) e outros órgãos sensoriais, como antenas e pelos sensitivos. O sistema nervoso conta com gânglios pares, localizados dorsalmente à boca, que se conectam por meio de um par de cordões nervosos ventrais a gânglios que se encontram concentrados ou distribuídos em cada segmento.
A excreção ocorre por meio de glândulas coxais, também chamadas de glândulas verdes, dos túbulos de Malpighi.
A respiração é realizada pelas traquéias, brânquias, pulmões foliáceos, bem como diretamente pela superfície do corpo.
Apresentam um sistema circulatório aberto, no qual o sangue circula, ora por vasos, ora por lacunas do corpo. Possuem também um coração dorsal e hemoglobina.
Geralmente apresentam sexos separados e fecundação interna. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, havendo uma fase larval cuja metamorfose pode ser gradual ou abrupta.
Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos, as aranhas, os caranguejeiros, as centopeias e os piolhos-de-cobra.
Classificação: Filo
Reino: Animalia
Superfilo: Protostomia
Domínio: Eukaryota
Habitat: A maior parte dos crustáceos vive na água, muitas vezes nos mares... Artrópodes podem ser encontrados por toda parte, desde as encostas das montanhas até os desertos escaldantes e as florestas tropicais