não tô entendendo nada
Respostas
Resposta:
Com um compasso você consegue traçar esses ângulos
Explicação passo-a-passo:
Em cada exercício, quando você abre o compasso no ponto O traçando um ângulo qualquer vai criar o ponto 1 no segmento. Depois, sem mudar a abertura do compasso, você traça um risco no ângulo que você criou, esse vai ser o ponto 2. Esse risco vai ser sempre um ângulo de 60º, DESDE QUE VOCÊ NÃO MUDE A ABERTURA DO COMPASSO. Isso precisa ficar claro, senão vai dar tudo errado.
Se você colocar a ponta seca do compasso no ponto 2 e novamente riscar um traço no ângulo que você criou lá atrás seguindo a mesma direção usada no ponto 1, você obterá mais um ângulo de 60º, somando ao anterior terá agora um ângulo de 120º.
Para traçar a bissetriz o processo mesmo, a diferença é a direção do compasso. Você não vai mais traçar os riscos no ângulo, você vai posicionar a ponta seca do compasso nos dois ângulos que criou (60º e 120º) e de cada um deles vai traçar um risco na mesma posição cruzando um com o outro. Esse cruzamento é a bissetriz, ou seja, a metade do ângulo e como ele vai estar exatamente no centro entre os ângulos de 60º e 120º, será um ângulo de 90º.
Desculpe a explicação longa, mas não consigo colocar em poucas palavras. Consegue fazer os outros exercícios? Dá pra fazer uma bissetriz dentro da outra, traçando ângulos de 15º e de 7º 30' (7 graus e meio), é só manter a abertura do compasso sempre igual.
Se gostar da minha explicação marque minha resposta como a melhor e me ajude a subir de nível.