Respostas
Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente junto com alunos e docentes da Unifesp – Campus Diadema estão começando a coletar amostras de solo e de água dos córregos da cidade. Os primeiros que vão ser analisados são os córregos Grota Funda e Olaria, ambos em Eldorado. Essa ação de campo faz parte do cronograma do eixo “Recursos Hídricos e Saneamento”, um dos 20 temas que vai compor o futuro Atlas Ambiental de Diadema. O estudo, que deverá estar pronto até o ano de 2020, foi idealizado pela Universidade Federal, e implementado em parceria com a Prefeitura e o IBGE.
A fase de trabalho de campo do Atlas Ambiental de Diadema, recentemente iniciada, já está mobilizando outros eixos. Sempre com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema, a equipe responsável pelo eixo “Geologia”, coordenada pela professora Ana Luisa, coletou amostras de terra no bairro Inamar, próximo ao estádio de futebol; enquanto a turma de “Flora”, sob o comando da professora Leda Lorenzo, fez o reconhecimento de território no Parque Pousada dos Jesuítas, no Centro, e em área remanescente de Mata Atlântica, nas proximidades do Parque Ecológico do Eldorado. Já as amostras de água, ora coletadas pelo eixo “Recursos Hídricos e Saneamento”, sob a orientação do professor Cláudio, têm como objetivo determinar questões como volume, qualidade, localização e mapeamento dos córregos do município. Um dos próximos rios a ser estudado deverá ser o Ribeirão dos Couros.
Para a secretária de Meio Ambiente de Diadema, Tatiana Capel, a elaboração do Atlas Ambiental do Município é muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Além de ser um estudo inédito na região do ABC, o Atlas vai reunir, em um único material, dados sobre fauna, flora, poluição e outros temas. Esses resultados científicos vão contribuir para nortear a política pública de meio ambiente”, explica Tatiana Capel. “As futuras administrações da cidade vão ter acesso a dados de hoje e às evoluções desses índices, ou seja, o Atlas não será estático”, comemora a secretária.
Resposta:
Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera.
Explicação:
Espero ter te ajudado!!!.