Uma comunidade de produtores rurais, localizada na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, busca a implantação de uma horta comunitária para a produção de hortaliças orgânicas, visando à geração de emprego e renda na região. No entanto, a comunidade está insegura e necessita da sua consultoria, como técnico em agronegócio, para entender como funciona o negócio social proporcionado pelo associativismo.
Diante desse contexto e do conteúdo da Unidade Curricular, assinale a alternativa correta, que responde a dúvida dessa comunidade:
a)O negócio social do associativismo deve ser autossustentável com o apoio de uma empresa para garantir a sua própria existência.
b)O negócio social deve ser economicamente viável para garantir a sua própria existência, tendo o lucro como propósito principal.
c)O negócio social deve ser viável economicamente, autossustentável, sem o apoio de uma empresa e visando diminuir as desigualdades sociais.
d) O negócio social do associativismo tem o lucro como propósito principal, é economicamente viável, visando diminuir as desigualdades sociais.
e) O negócio social Fair Trade apoia a produção e a comercialização de grandes produtores agropecuaristas que atendem aos padrões sociais e ambientais.
Respostas
Resposta:
C)O negócio social deve ser viável economicamente, autossustentável, sem o apoio de uma empresa e visando diminuir as desigualdades sociais.
Explicação:
Segundo o Sebrae, “além de ser viável economicamente, um negócio social existe para buscar solução a uma questão social.” O maior objetivo do negócio social é diminuir as desigualdades sociais, não sendo o lucro seu propósito principal.
No entanto, para ser criado, o negócio social precisa ser analisado sob a ótica de sua viabilidade para almejar o benefício social e garantir a sua própria existência.
(Página 17 e 18 da apostila)
Resposta:
C)O negócio social deve ser viável economicamente, autossustentável, sem o apoio de uma empresa e visando diminuir as desigualdades sociais.
Explicação:
O maior objetivo do negócio social é diminuir as desigualdades sociais, não sendo o lucro seu propósito principal. No entanto, para ser criado, o negócio social precisa ser analisado sob a ótica de sua viabilidade
para almejar o benefício social e garantir a sua própria existência.