Hoje, na aula de imunologia ministrada pela docente Andressa a um curso de Biomedicina, a temática abordada foi sobre “Vacinas”. Para motivar os alunos ao aprendizado, ela fez o seguinte questionamento: vacinas são preventivas ou curativas? Como a maioria da sala respondeu sobre o caráter profilático da vacina, a docente resolveu então solicitar para que, na aula próxima, os alunos trouxessem uma resenha sobre “vacinas terapêuticas e vacinas preventivas”. e contextualizassem a indicação para ambas. Considerando as vacinas terapêuticas, analise as alternativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os agentes virais são dependentes integralmente do maquinário da célula hospedeira , motivo que facilita identificar substâncias específicas para o vírus que não gerem grande toxicidade para esta célula infectada.
b. As vacinas terapêuticas não são uma ferramenta de tratamento, mas sim de prevenção, como estamos habituados a acompanhar campanhas.
c. Existem algumas enzimas virais, por exemplo, que servem como alvo farmacológico. A escolha de alvos para as drogas antivirais leva em consideração o ciclo de replicação do vírus. CORRETO
d. Atualmente existem diversos estudos voltados a área de vacinas preventivas, principalmente visando a reversão de cânceres decorrentes de infecções virais, restrito a eles.
e. A grande ênfase para vacinas terapêuticas é justamente o cuidado direcionado para controle de doenças preveníveis ou de fácil prevenção.
Respostas
respondido por:
7
Letra C está correta. As drogas atuam buscando inibir o ciclo de replicação viral, combatendo desse modo a replicação do vírus, isso estabiliza sua carga e consequentemente viabiliza uma resposta imune, por anticorpos que a vacina estimulou no individuo.
Logo alguns tipos de infecção virais são tratados com sucesso com drogas antivirais, um exemplo disso é o vírus da AIDS, tal vírus ainda não possui uma vacina efetiva e eficiente, e enquanto ela não é fabricada as drogas antivirais vão sendo utilizadas.
respondido por:
4
Resposta:
c. Existem algumas enzimas virais, por exemplo, que servem como alvo farmacológico. A escolha de alvos para as drogas antivirais leva em consideração o ciclo de replicação do vírus.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás