Leia o texto e responda ao que se pede: “A primeira coisa que impressiona o europeu acabado de desembarcar no Congo é a extrema facilidade de vida que o país oferece ao indígena. [...] Homem feliz, dir-se-á. Nada disso [...]. E, precisamente, é essa extrema facilidade de vida material que é, que foi e que será a causa do desastre da raça preta. [...] O infeliz é imprevidente, despreocupado ao extremo, preguiçoso, incapaz de continuidade no esforço e sequência das ideias, e inacreditavelmente rotineiro. [...] Em duas palavras, é um débil mental. Por conseguinte, teria forçosamente de adquirir, e adquiriu, todas as taras dos débeis: a falsidade, o gosto pela mentira, e pelo roubo, a sensualidade, o servilismo, a insensibilidade. Em contrapartida, também tem as suas qualidades: a modéstia, no sentido em que se percebe perfeitamente de sua inferioridade, a ausência de maldade e de rancor. Para os ter, precisará de vontade. Tem também paciência, uma paciência infinita. Em suma, apesar dos seus defeitos, é até simpático, mas, do ponto de vista moral, nele, lavra-se um solo pobre” (M’BOKOLO apud MACEDO, 2020, p. 147-148).
Sobre o exposto é correto considerar que:
a.
Existe forte dissociação entre pobreza e fraqueza moral dos povos.
b.
O africano é tratado com um herói.
c.
A passividade é construída de maneira positiva no texto.
d.
A fala é marcada por estereótipos e racismo nos tempos coloniais ao enfatizar a ideia de atraso, incapacidade mental e preguiça.
e.
É um retrato fiel da sociedade africana no século XV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
d.
A fala é marcada por estereótipos e racismo nos tempos coloniais ao enfatizar a ideia de atraso, incapacidade mental e preguiça.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás