• Matéria: Português
  • Autor: joceliobaldo10
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir produzido por um candidato do PAS 2016 (Processo Avaliativo Seriado) da Universidade Estadual de Maringá:   Em entrevista para um trabalho de sociologia, João, 60 anos, relatou que é advogado e conseguiu por meio de seus esforços pessoais e muita dedicação aos estudos sair da pobreza e ascender socialmente. Ele relatou que nasceu em uma família com poucos recursos financeiros. Seu pai morreu com câncer sem poder pagar os tratamentos quando João tinha 5 anos, assim sua mãe passou a trabalhar em todos os horários vagos que podia para sustentar ela e os três filhos. O advogado contou que sempre se inspirou na força e determinação de sua mãe e por isso quando ingressou numa escola pública fez de tudo para se dedicar ao máximo aos estudos, a fim de um dia se formar em direito, curso que sempre sonhou e tirar a família da pobreza. Segundo João todos falavam para ele desistir e o julgavam por ser pobre, dizendo que ele não conseguiria ingressar na faculdade, contudo como aprendeu em sociologia “a persistência é o caminho do êxito” e foi baseado nesta frase que ele conta nunca ter desistido dos estudos. Desse modo ao final do terceiro ano e após muito empenho ele conseguiu ser aprovado no curso de direito e logo se tornou um profissional excelente e muito apreciado por todos com quem trabalhou. Hoje o bem sucedido advogado acredita que a meritocracia pode ser um fator que leva o ser humano à ascensão social e defende que a base para isso é o estudo, comprovando com a frase de Kant “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.   Em vários momentos, os alunos têm dúvidas em relação à caracterização do gênero relato e da tipologia narrativa, uma vez que ambos apresentam alguns traços semelhantes, por exemplo, a presença de personagem e a marcação temporal. Diante disso, na posição de professor de Língua Portuguesa que atua no 1º ano do Ensino Médio, você deverá apresentar as características do gênero relato e explicar para os seus alunos porque o texto apresentado é um relato e não um texto narrativo. Para isso, produza um texto expositivo-argumentativo entre 15 e 20 linhas​


Anônimo: PRONTO PRA MODIFICAR E FAÇO O EXCLUSIVO TAMBÉM. ALCANÇA NOTA MÁXIMA. SÓ ME CHAMAR EM 33999519150
Anônimo: Temos este trabalho pronto. Consultoria Prof. Wandersson - (86) 99539-8022. Atividades, questionários, estágios, projetos e MAPAS.
Ajudamos pessoas sem tempo, que trabalham, em viagens ou com família a concluírem as tarefas da faculdade. Credibilidade, compromisso e atendimento cortês aos alunos!
Anônimo: Tenho essa atividade pronta , whats (61) 9 9958-5792
Anônimo: RESOLVEMOS ATIVIDADES COM RESPOSTAS INDIVIDUAIS, GARANTIA DE APROVAÇÃO 43996242285

Respostas

respondido por: yuri14rodrigues
6

Este se trata de um relato pessoal pois apresenta características e fatos ocorridos por João, uma pessoa de 60 anos que foi entrevistado para um trabalho de sociologia.

O texto tem um caráter em terceira pessoa, o que faz parte deste gênero textual. Se fosse narrado em primeira pessoa também estaria de acordo.

Algo que pode comprovar que um texto é do tipo relato pessoal está na sua estrutura e modo como as histórias e fatos descritos são relatados.

Um texto de relato pessoal pode envolver uma série de aspectos, como em uma entrevista ou reportagem, assim como nos diários.

Perguntas similares