De acordo com a filósofa Hannah Arendt, o totalitarismo é uma forma de governo essencialmente diferente de outras formas de opressão política conhecidas, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Considerando as características e as expressões históricas do totalitarismo no século XX, assinale a afirmativa INCORRETA. * 1 ponto A. O totalitarismo procura reforçar a distinção entre esfera pública e esfera privada. B. Nazismo e stalinismo são dois exemplos históricos de regimes totalitários. C. A propaganda é um meio importante para a difusão da ideologia oficial nos governos totalitários. D. O terror é um princípio fundamental da ação política totalitária.
Respostas
Resposta:
De acordo com a filósofa Hannah Arendt, o totalitarismo é uma forma de governo essencialmente diferente de outras formas de opressão política conhecidas, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Considerando as características e as expressões históricas do totalitarismo no século XX, assinale a afirmativa INCORRETA.
A. O totalitarismo procura reforçar a distinção entre esfera pública e esfera privada.
Explicação:
O totalitarismo foi um regime que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX. Os países que adotaram o totalitarismo elegeram líderes totalitários que centralizaram as diversas figuras do poder e a atuação do Estado em si mesmos, além de investirem fortemente em propaganda e elegerem inimigos em potencial, que se tornaram a maior justificativa interna para que o totalitarismo funcionasse.