Que diferença Podemos destacar entre a comuna de Paris e a revolução de 1789 e 1848?quero a história resumida não texto todo.
Respostas
Resposta:
Curso Enem Gratuito
Planos de Estudo Enem Planos do Ensino Médio Simulados Dicas de Estudo Disciplinas
Comuna de Paris – Trabalhadoras e trabalhadores unidos
Entenda nesta aula os motivos pelos quais historiadores afirmam que a Comuna de Paris foi o primeiro governo de operários existente. Revise a Comuna de Paris nesta aula de História para o Enem!
Um século de lutas
O século XIX, para a Europa, foi um grande turbilhão de transformações. Neste período ocorreram inúmeras transformações de forma muito rápida e intensa. Dentre elas podemos destacar as disputas entre valores iluministas, burguesia e a repressão do Congresso de Viena, a Revolução Industrial, os movimentos de trabalhadores e a invasão dos continentes africanos e asiáticos. Essas transformações foram dominadas por quatro correntes de pensamento: o liberalismo, o nacionalismo, o socialismo e o anarquismo. Cada uma delas defendia interesses de grupos específicos, e é justamente na disputa desses interesses que revoluções e revoltas, como a Comuna de Paris, iriam surgir.
Em 1852, o então presidente da França, Luís Bonaparte (conhecido como Napoleão III) foi coroado imperador com apoio da igreja, burguesia e do exército. Em seu governo, o foco foi expandir a indústria e os domínios coloniais franceses, adentrando o espírito nacionalista de seu período. Acontece que outras nações, como foi o caso da Prússia, também tinham pretensões imperialistas. Isso provocou um choque de interesses com o imperador francês.
Guerra Franco-Prussiana
O chanceler Otto Von Bismark, da Prússia, entrou para a história como principal liderança na unificação alemã. Após anexar territórios até então dominados pela Dinamarca e pelo Império Austro-Húngaro, chegava a vez de dominar territórios sob controle francês. Tratava-se da região de Alsácia-Lorena, que tinha uma abundância de recursos minerais como ferro e carvão – elementos essenciais durante a Revolução Industrial. Essa mesma região seria devolvida à França no fim da Primeira Guerra Mundial. No entanto, seria recuperada pelos alemães sob o comando de Hitler.
Explicação: