A tomada de decisões é um desafio para os gestores, uma vez que nem sempre serão assertivos em suas ações. Além disso, "... vivemos num ambiente cada vez mais competitivo e que nos impõe rápidas tomadas de decisões. E como consiste a base dessas decisões? Ela advém, principalmente, da sensibilidade e inteligência emocional, [...] pois o processo decisório nada mais é do que a avaliação de uma situação com base no acúmulo de experiências. Em resumo: somos o que vivemos.". Fonte: httpsgazetadopovo/vozes/camila-farani/otimos-lideres-tambem-falham/. Acesso em: 15 set. 2021. Com base nesse contexto, analise as seguintes afirmações. I. Ser empreendedor em época contemporânea envolve tomadas de decisões que podem ser sem pressa, mesmo em situação de concorrência acirrada. II. As decisões tomadas no ambiente dos negócios são de grande relevância para os resultados organizacionais, logo, os gestores serão sempre assertivos em suas decisões. III. É possível afirmar, com considerável grau de coerência, que o processo decisório envolve duas etapas, quais sejam, avaliação da situação e utilização de conhecimento. É correto o que se afirma em:
Respostas
A tomada de decisão é importante para a gestão e crescimento do negócio (alternativa 4).
Alternativa 4: III, apenas.
As assertivas I e II estão erradas porque apresentam características incorretas com relação à tomada de decisão. Nesse sentido, o empreendedor deve tomar decisões rápidas e dentro do cenário que é apresentado no ramo de atuação.
Por fim, a assertiva III traz aspectos relacionados à tomada de decisão. O entendimento da situação (na avaliação) é fundamental para usar o conhecimento certo no momento mais adequado possível.
Segue o restante da pergunta:
(...)
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: II e III, apenas.
Alternativa 4: III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Até a próxima!