• Matéria: História
  • Autor: keylag0atoriat
  • Perguntado 9 anos atrás

Ajuda por favor!!!"[...] Tão logo os novos cereais e cultura do arado foram introduzidos no Egito, houve semelhante superabundância de alimentos e, por causa dela, sem dúvida, uma superabundância de bebês. Mas todos os feitos de domesticação do Egito foram realizados sob um céu [...] sem nuvens de tempestade, intocado por sombrias incertezas, não amargurado nem atormentado por repetidas derrotas. A vida era boa."a) Por que, segundo o texto, a vira era boa no Egito Antigo?b) O Egito está localizado em um deserto. A vida era boa, em função do trabalho dos homens nas águas do rio Nilo. Um importante historiador grego da Antiguidade chamado Heródoto (485?-420 a.C.) criou uma frase bastante famosa: "O Egito é uma dádiva do Nilo". Procure interpretar o significado da frase.

Respostas

respondido por: VHGR
28
A letra a você vê que o eu lírico está dizendo que a vida era boa, não era atormentado por sombras, não tinham nuvens nem tempestade, então é isso que ele faz alusão, ao sossego de viver no Egito antigo. Apenas o que se fazia era produzir, e produzir, nada era perdido por causa das chuvas nas margens do crescente fértil.

b) O Egito é uma dádiva, um presente do nilo, por quê foi o Nilo quem propiciou a vida do Egito. Ali a agricultura se iniciou, intensificou e evoluiu. A engenharia dos canais de irrigação trouxeram abundância ao plantio que era observada na fertilidade da terra nos braços do Nilo, e assim o Egito enriqueceu. Os assentamentos tornaram-se vilas e depois uma cidade e finalmente um império. Por isso o Egito tem de ser grato ao Nilo, sem ele não existiria Egito.

Perguntas similares