• Matéria: História
  • Autor: marinokapimenta
  • Perguntado 3 anos atrás

Maurício de Nassau
Com o fim dos conflitos entre brasileiros e holandeses em 1637, a Companhia das Índias Ocidentais nomeou o nobre Maurício de Nassau como o novo administrador das terras conquistadas e responsável pela reorganização da produção açucareira. Para atingir seus objetivos, Nassau implementou uma política de conciliação com os senhores de engenho, pois a aliança era fundamental para reerguer a produção colonial.
Assinale a alternativa que apresente uma medida de Nassau relacionada à política de conciliação promovida pelos holandeses durante o domínio holandês no nordeste brasileiro:

A) Elevação de Olinda, em Pernambuco, à condição de vila.
B) Concessão de sesmarias para aqueles capazes de investir na terra.
C) Construção de fortalezas para impedir invasões espanholas.
D) Concessão de empréstimos para a reconstrução dos engenhos.
E) Implementação do calvinismo como religião oficial.

Anexos:

marinokapimenta: D)

Respostas

respondido por: brenmatias11
0

Resposta:

D) Concessão de empréstimos para a reconstrução dos engenhos.

Explicação:

Para fomentar a produção de açúcar e elevar a importância perdida dos holandesas na produção desse produto, o Marquês de Nassau adota várias medidas administrativas importantes visando por fim na paralisação economia e estabelecer vínculos com a sociedade, como diz Boris Fausto no livro História do Brasil.

Entre outras medidas adotas para alcançar esses objetivos temos:

Obrigou os proprietários rurais a plantarem mandioca igualmente ao numero de escravos.Foi tolerante com outras religiões.  Favoreceu a vinda de artistas para Olinda fazendo com que a cidade na época tivesse uma "ar" diferente das cidades sob comando dos portugueses.

Perguntas similares