Respostas
Resposta:
Do ponto de vista histórico, a exploração do pau-brasil, como vimos, foi o ponto de partida da colonização portuguesa na América. Foi a partir dessa atividade que a presença portuguesa começou a se consolidar no litoral e que as iniciativas de ocupação e monitoramento da costa se estabeleceram. Além disso, foi por meio dela que os portugueses também iniciaram a exploração da mão de obra indígena.
Do ponto de vista ambiental, a exploração do pau-brasil realizada pelos portugueses foi extremamente danosa. Isso porque a intensidade com a qual se derrubava as árvores fez com que o pau-brasil se tornasse uma espécie escassa no litoral. A árvore quase entrou em extinção, e somente no século XX é que houve uma certa recuperação dela na natureza.
Explicação:
Resposta:
Risco de extinção
Explicação:
A exploração do pau-brasil foi uma atividade que deu início à ocupação portuguesa da América, estabeleceram suas feitorias e criaram relações com os indígenas. A exploração intensa dessa árvore quase a extinguiu, já que milhões de árvores foram derrubadas pelos portugueses já no século XVI. O pau-brasil ainda é uma árvore em risco de extinção, mas o status dessa árvore melhorou progressivamente ao longo do século XX, sobretudo, a partir da segunda metade desse século.