2-Durante o período colonial no Brasil a mineração:
a) Internalizou o povoamento e promoveu um surto industrial na região de Vila Rica, então capital da capitania de Minas Gerais.
b) foi responsável por inúmeras revoltas contra a Coroa Portuguesa, dentre elas a Guerra dos Mascates, a Conjuração Baiana e a Conjuração Mineira, está última a de maior relevância .
c) contribuiu para a dinamização do nascente mercado interno, com o aparecimento de vilas e cidades no interior da colônia e com a transferência da capital da América Portuguesa para o Rio de Janeiro.
d) foi uma das poucas atividades econômicas que não fez uso do trabalho escravo, já que o grande fluxo de pessoas para a região das minas permitiu o trabalho livre.
e) garantiu a independência econômica da Coroa Portuguesa ao enviar para a metrópole tonel adas de ouro, enquanto no Brasil o metal serviu basicamente para a ornamentação de igrejas.
Respostas
A atividade Mineradora foi responsável pela dinamização do nascente mercado interno, com o aparecimento de vilas e cidades no interior da colônia e com a transferência da capital da América Portuguesa para o Rio de Janeiro. ( Alternativa c)
A descoberta do ouro ou Ciclo do Ouro foi de suma importância para o surgimento de núcleo urbanos no interior da colônia de Minas Gerais, uma vez que as expedições, Bandeirantes e Entradas tinha um intuito de desbravar aquelas regiões.
A transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro também está inserida no contexto da mineração.
É incorreto afirmar que a mineração promoveu um surto industrial pois foi apenas durante a Era Vargas ( 1930) que o processo de industrialização brasileiro iniciou-se.