• Matéria: História
  • Autor: EnthonySouzs7603
  • Perguntado 3 anos atrás

Você considera durante o império 1822 1889 fez parte da política educacional a preocupação e ampliar o acesso ao estudos secundários

Respostas

respondido por: freetalentup
0

Resposta:

Em teoria, a Independência do País e a anterior vinda da Família Real incentivaram a ampliação da Educação e do Ensino. Mas na prática o acesso a essa Educação ficava restrito às elites, uma vez que o Ensino Superior recebia maior atenção por parte do Governo do que os outros níveis de ensino.

Explicação:

Foi somente no ano de 1827 que foram criadas, a partir de uma Lei, as chamadas “Escolas de Primeiras Letras” em todos os vilarejos, povoados e lugares do país. Antes disso as autoridades  focavam os investimentos em Escolas Superiores e seus acessos, restritos às elites abastadas.

Em seguida, em 1834 a Educação passou a ser descentralizada, incrementada pela Constituição de 1891, permitindo às províncias criar e gerir suas escolas. Entretanto o governo federal pouco fez para prover as condições necessárias de desenvolvimento do ensino, refletindo no atual sucateamento da Educação Pública e no avanço cada vez mais pulverizado e pouco controlado do Ensino Privado.

Perguntas similares