• Matéria: Química
  • Autor: jose12marcio
  • Perguntado 3 anos atrás

Questão 20 Em uma simulação computacional de um pêndulo físico, com uma massa puntiforme de massa "m" presa a um cabo inextensivel de comprimento "h", onde não são consideradas as forças dissipativas, para a programação, são considerados os seguintes momentos: Momento 1: momento em que o pêndulo se encontra estacionado. Momento 2: momento em que o pêndulo é levado a um determinado ângulo em relação ao momento 1 Momento 3: momento em que o pêndulo, em movimento, passa pela posição do momento 1. Momento 4: momento em que o pêndulo atinge sua altura máxima, depois de passar pelo ponto em que ele se encontrava estacionado. Sabe-se que, na simulação, o pêndulo deve obedecer à conservação de energia. Nos momentos descritos na programação, podemos afirmar que a energia cinética é máxima A o no momento 1. apenas. B. O no momento 2. apenas. co no momento 3. apenas D O no momento 4, apenas mns E O nos momentos 1, 3 e 4 apenas.​

Respostas

respondido por: camilyerica
3

Resposta:

Alternativa D. No momento 4 apenas.

Explicação:

O pêndulo é um sistema mecânico com dimensões insignificantes, preso a um fio de massa desprezível e inextensível capaz de oscilar em torno de uma posição fixa.

Em simulações computacionais de um pêndulo físico é possível observar que o movimento oscilatório surge devido a ação das forças peso e tração exercida por um fio. Durante esse processo, ocorre oscilação entre a energia cinética e potencial gravitacional. Em posições em que o pêndulo se encontra com altura máxima, é o momento em que a energia cinética também é máxima.

Portanto, o momento de alcance de altura máxima do pêndulo é no 4.

Perguntas similares