O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e apendicular. Escreva os ossos que fazem parte do esqueleto axial
Respostas
Resposta:
O esqueleto axial é composto pela cabeça, caixa torácica e coluna vertebral:
Os ossos da cabeça são responsáveis pela proteção do encéfalo, sendo formados por 22 ossos:
8 ossos do crânio: frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide;
14 ossos da face: 2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior.
De todos os ossos da cabeça, apenas a mandíbula é móvel e auxilia no movimento da boca durante a mastigação.
Ainda na região da cabeça existe o osso hioide, o qual funciona como ponto de apoio para os músculos da língua e do pescoço.
A caixa torácica é formada pelas costelas e o osso esterno. As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes.
As chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso.
O esterno é um osso plano que apresenta um formato único e característico, localizado na região central da caixa torácica.
A coluna vertebral é formada pelo conjunto de 33 vértebras dispostas umas sobre as outras e intercaladas por discos intervertebrais:
Vértebras Cervicais: 7 vértebras;
Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras;
Vértebras Lombares: 5 vértebras;
Vértebras Sacrais: 5 vértebras fundidas;
Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.
As principais funções da coluna vertebral correspondem a sustentação da estrutura corporal e auxílio na movimentação. Por isso, ela é considerada o eixo de sustentação do corpo.
Além disso, a coluna vertebral representa um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico.
Resposta:
O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo.A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético.
Explicação:
espero ter ajudado