A migração rural-urbano, também conhecida como êxodo rural, foi um movimento intensificado a partir da década de 1930, em virtude do processo de industrialização e da expansão da urbanização das cidades. Entretanto, esses migrantes foram excluídos, de uma certa forma, dos benefícios resultantes da urbanização e dos novos fluxos econômicos estabelecidos. Sobre essa afirmação, considere a alternativa correta:
A- A mão de obra vinda das áreas rurais foi aproveitada em diferentes seguimentos urbanos, o que possibilitou geração de renda e qualidade de vida.
B- A modernização das indústrias permitiu que novas frentes de trabalho fossem abertas, aumentando a oferta de emprego para todos.
C- A urbanização e a industrialização abriram um leque de oportunidades para os migrantes rurais, mesmo com a sofisticação dos processos produtivo.
D- A economia da cidade era muito dinâmica e, à medida que esses trabalhadores eram disponibilizados, eles eram novamente alocados com bons salários.
E- A cada ciclo de modernização das indústrias, menos vagas de trabalho eram oferecidas, e os migrantes rurais, com baixa instrução, não conseguiam recolocação no mercado
Respostas
Resposta:
E. A cada ciclo de modernização das indústrias, menos vagas de trabalho eram oferecidas, e os migrantes rurais, com baixa instrução, não conseguiam recolocação no mercado.
Explicação:A mão de obra proveniente do êxodo rural foi aproveitada em diferentes seguimentos urbanos, entretanto, à medida que esses segmentos se tornaram mais modernos e sofisticados, menos vagas de trabalho eram disponibilizas. Considerando o baixo grau instrucional dos trabalhadores oriundos do campo, eles acabavam sem oportunidades de trabalho formal, o que os conduzia à informalidade ou a subempregos.
Resposta:
E.
A cada ciclo de modernização das indústrias, menos vagas de trabalho eram oferecidas, e os migrantes rurais, com baixa instrução, não conseguiam recolocação no mercado.
Explicação: A mão de obra proveniente do êxodo rural foi aproveitada em diferentes seguimentos urbanos, entretanto, à medida que esses segmentos se tornaram mais modernos e sofisticados, menos vagas de trabalho eram disponibilizas. Considerando o baixo grau instrucional dos trabalhadores oriundos do campo, eles acabavam sem oportunidades de trabalho formal, o que os conduzia à informalidade ou a subempregos.