• Matéria: História
  • Autor: ChicaGuapa
  • Perguntado 9 anos atrás

Com a decadência na produção do açúcar no nordeste brasileiro, no século XVII, os portugueses precisaram procurar novos recursos para conseguirem outras fontes de riquezas que seriam encaminhadas à Coroa. O descobrimento das minas de ouro,  na região de Minas Gerais, fez com que todos olhares se voltassem para essa região, pois encontraram a oportunidade de sucesso. Mas a busca pelo minério provocou muitas disputas e conflitos. Um desses conflitos foi a Guerra dos Emboabas, que ocorreu em Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709. Houve um intenso fluxo migratório — tanto interno quanto externo — para a região de Minas Gerais. Muitas pessoas lutando por um pouco de terra para minerar resultou em uma grande confusão.I - Quais foram os principais "protagonistas" que se confrontaram nesse conflito?II - Qual era a justificativa dos exploradores, paulistas, da região mineradora para a defesa de sua causa?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
2
I-Foram os chamados vicentinos e os forasteiros.
II-Bem eles defendiam a tese de que,por eles terem sido os descobridores de tais minas o direito de explorá-las era era exclusivamente deles.
Espero ter ajudado,se estiver errado perdão,história do Brasil não é o meu forte,de qualquer forma se aparecer alguma dúvida comente ou mande uma mensagem,bons estudos.

ChicaGuapa: Muito obrigada e uma otima noite
delayofgame2009: Pra você também :)
pandora1: Obrigado Delayofgame2009 a primeira estava incorreta, a segunda esta certa mas mesmo assim me ajudou e muito obrigado. precisando to aqui.
Perguntas similares