Pedro é gerente de uma grande empresa, que atualmente está passando por um grave problema: seus gestores estão atuando em função dos objetivos e das metas de suas próprias áreas (o que é positivo por um lado), mas sem que possam perceber a organização como um todo (o que é potencialmente perigoso). Como consequência, muitas decisões tomadas em áreas específicas estão causando impactos negativos em outras, fazendo com que a empresa saia perdendo em vários de seus aspectos.
Percebendo o problema, Pedro vai em busca de alternativas para eliminá-lo, e decide contratar uma consultoria especializada, que lhe indique como pode resolver a situação. A empresa escolhida por Pedro é a sua, e você será o consultor responsável por assessorá-lo.
Diante do cenário exposto, você decide sugerir a aplicação dos jogos de empresas, sabendo da capacidade que essa técnica possui para lidar com situações como a que essa empresa está enfrentando. A próxima reunião com Pedro será destinada à avaliação da alternativa sugerida, quando você terá a oportunidade de expor a ferramenta e seus potenciais benefícios.
Frente a essa situação, monte um pequeno resumo das principais etapas necessárias para a aplicação dos jogos de empresas, incluindo um breve comentário a respeito de cada uma delas, para que Pedro possa compreender como funcionará a aplicação do método proposto. Além disso, aponte os resultados que os jogos de empresas pode produzir e são capazes de auxiliar Pedro na solução do problema apresentado.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
1ª Fase:
Apresentação inicial do jogo: Imersão no ambiente simulado.
• Inclui a explicação clara e precisa do jogo, de seus objetivos, tempo de duração, prazos, formas de realização das atividades e avaliação final.
• O comportamento esperado dos participantes é sinalizado, e é aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas.
• Os parâmetros iniciais do jogo são fixados, o local físico é preparado e as equipes são definidas, assim como o papel de cada integrante e a escolha do líder.
• No primeiro encontro, o instrutor fornece as orientações necessárias à análise do ambiente e a definição das estratégias, procurando estimular a discussão entre os jogadores, para que todos contribuam com habilidades, vivências, experiências pessoais e formação teórica.
2ª Fase:
Simulação empresarial: O jogo em si, com o início efetivo das atividades.
• As jogadas são iniciadas e o animador procede com a avaliação dos resultados, orientando sobre como melhorá-los (os chamados feedbacks).
• Pode incluir também alterações do ambiente, comunicadas aos participantes de forma que precisem utilizar sua habilidade de interpretação.
• As jogadas são realizadas sucessivamente, fazendo com que os jogadores tenham que lidar com o processo de tomada de decisão e os impactos de suas escolhas.
3ª Fase:
Avaliação dos resultados: Apuração final e fechamento do jogo.
• Ao final da última rodada, os grupos são comparados e os resultados são apurados e divulgados em uma reunião, na qual o animador discorre sobre as dificuldades gerais enfrentadas pelas equipes.
• Os participantes também são avaliados, por meio de um relatório confeccionado pelo animador ao longo do jogo, contendo aspectos como participação, conhecimentos demonstrados e precisão de análise.
• E assim o jogo é concluído, com o destaque dos resultados de aprendizagem obtidos a partir da aplicação do jogo (o que torna essa etapa a mais importante de todas).
Benefícios possíveis:
Com relação aos resultados que podem ser obtidos com a aplicação dos jogos, podemos considerar que os gestores terão a oportunidade de desenvolver atividades diferentes daquelas que fazem em seu dia a dia, entendendo melhor sobre o funcionamento de outras áreas e como as atividades de uma área interferem em outra.
Além disso, os gestores poderão praticar e perceber os benefícios do trabalho em equipe, tomando decisões conjuntas em busca de um mesmo objetivo. Isso permitirá o desenvolvimento da visão holística do negócio, potencialmente promovendo novas atitudes por parte dos gestores, que adotarão uma postura mais colaborativa quando retornarem às suas atividades reais, preocupados com a preservação a até mesmo a ampliação dos resultados da empresa.
Explicação: