Ramos (2020) esclarece que é evidente a importância da democracia e sua conexão direta com as garantias fundamentais de acesso à informação, assim como da liberdade de expressão. Essas garantias constitucionais, livres de censuras, são fundamentais nos debates, pois contribuem para a formação de decisões e consequentes escolhas no âmbito do processo eleitoral, e seu uso consciente é basilar para que se exerça uma democracia genuína.
Você concorda com o autor?
Pense nisso, analise as alternativas e assinale aquela que está incorreta:
a.
Os veículos de comunicação precisam estancar a produção de notícias falsas. As redes sociais e os órgãos envolvidos, públicos ou da iniciativa privada, precisam detectar formas de inibir a propagação dessas notícias em grande escala.
b.
A responsabilidade da informação é dos agentes privados. Por essa razão os órgãos públicos não devem interferir nessa situação. Cada um deve responder por seus atos, resolvendo seus desacordos entre si.
c.
Um dos aspectos mais importantes do conceito de fake news implica o nível da confiança dos indivíduos no jornalismo e nas notícias oficiais por parte da população.
d.
A disseminação da informação é crescente em níveis máximos, e no tocante às informações falsas, tomou proporções exageradas nos últimos tempos.
e.
A comunicação na internet pode assumir aspectos teatrais, resultando na criação de perfis falsos nas redes sociais que atuam sem compromisso com a ética e o respeito devido, o que preocupa os usuários.
Respostas
respondido por:
0
A Alternativa A está correta, pelo fato de que os veículos de comunicação apresentam grande influência sobre a maior parte da população, e diante disso, precisam desenvolver medidas que resultem no "estancamento" destas notícias falsas.
Para isso, em alinhamento com a democracia genuína proposta, busca-se o desenvolvimento de medidas internas que fomentem a redução ou possibilidade de propagação de fake news.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás