Respostas
Resposta:
1. O espaço é completamente silencioso
Diferentemente do que filmes como Star Wars sugerem, as batalhas entre naves espaciais não geram estrondosos sons de explosões. Aliás, não geram som nenhum porque o espaço é completamente silencioso.
Essa é a realidade porque as ondas sonoras precisam de meios para se propagar. Como não há atmosfera no vácuo, o espaço é completamente silencioso. Por isso a ideia de se perder no espaço é tão aterrorizante, já que literalmente ninguém ouviria você gritar.
Espaço
2. Energia e matéria escuras representam 96% do universo
A matéria que conhecemos que compõe as estruturas dos planetas, astros, estrelas e todo o restante corresponde somente a 4% do universo. Cerca de 96% de tudo o que existe fora da Terra é ou matéria escura ou energia escura.
Enquanto a primeira é uma massa que não conseguimos detectar em nenhuma região do espectro eletromagnético, a segunda é um composto com pressão negativa que atua no sentido contrário ao da gravidade e tem acelerado a expansão do cosmos nos últimos 5 bilhões de anos.
3. Há bastante água congelada nos planetas
A água é um elemento essencial na concepção de vida como nós conhecemos. E ao contrário do que se pensava há algumas décadas, ela está presente em abundância fora da Terra. No caso, é uma água em estado sólido (basicamente gelo) em um formato diferente do que conhecemos por aqui.
A Agência Espacial da Europa analisou compostos do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko e percebeu um tipo diferente de gelo. Elementos similares a esse estão presentes em crateras de Mercúrio, em Marte e até em locais menores como as luas de Júpiter e Saturno.
Saturno
4. Há incontáveis estrelas no universo
Um fato que a ciência não conseguiu calcular é o número de estrelas no universo conhecido. Todos os estudos e pesquisas que tentam utilizar parâmetros como esse fazem estimativas utilizando a nossa Via Láctea como parâmetro. Para chegar a um resultado, o número é multiplicado pelas galáxias que sabemos que existem.
De acordo com a NASA, existem zilhões de estrelas no universo. Já a Universidade Nacional da Austrália divulgou uma estimativa que fala em 70 septilhões, que significa esse número: 70.000.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas.
5. A atmosfera do Sol é muito mais quente que a superfície
Que o Sol é uma estrela extremamente quente todos já sabem. Contudo, uma questão que chamou a atenção dos cientistas foi a constatação de que a atmosfera solar é muito mais quente que a superfície.
A superfície visível do Sol, chamada de “fotosfera”, possui uma temperatura de cerca de 5.500 graus Celsius. Enquanto isso, a atmosfera superior chega a milhões de graus, um número consideravelmente maior. Uma das possíveis explicações é a “bomba de calor” que é gerada quando os campos magnéticos se cruzam na atmosfera superior.
Explicação:
Espero ter ajudado.