Respostas
Resposta: O Salmo 8 são palavras sagradas de uma reflexão poética sobre o texto da criação em Gênesis. O salmista mostra-se deslumbrado com a criação divina e por isso louva e adora a Deus, o criador.
Explicação: O Salmo 8 é um cântico de louvor a Deus que exalta o Seu ser e Sua obra na criação. O estudo bíblico do Salmo 8 ainda revela que esse salmo é profundamente teológico. Ele trata tanto da revelação geral de Deus quanto de Sua revelação especial manifestada aos homens. Além disso, ele considera lado a lado a transcendência e a imanência de Deus.
Outro fato notável sobre o Salmo 8 é sua citação no Novo Testamento, onde ele é aplicado, inclusive, por Cristo e a Cristo. Por isso que, em certo sentido, esse salmo também é considerado um salmo messiânico.
O Salmo 8, como seu título revela, é um salmo de Davi. Mas não é possível dizer em que ocasião de sua vida Davi escreveu esse salmo. O mesmo título ainda indica que o Salmo 8 foi direcionado ao mestre de canto, o que implica que esse era um salmo usado na adoração pública de Israel.
Um esboço do Salmo 8 pode ser organizado da seguinte forma:
1. O louvor introdutório sobre a glória de Deus (Salmo 8:1,2).
2. O que é o homem? (Salmo 8:3-8).
3. O louvor final sobre a glória de Deus (Salmo 8:9).