Tendo como referência o que nos ensina Araújo (2014) sobre planos de carreira, observamos que eles precisam estar na intersecção entre os interesses da pessoa em realizar uma carreira na organização e os interesses da organização em reter talentos e ampliar as condições de movimentação de pessoas a fim de atingir os seus objetivos estratégicos.
Neste sentido, organizações interessadas em implantar programas de desenvolvimento de carreiras devem estar atentas ao modelo de carreira que interessa aos colaboradores, visto que o modelo tradicional, verticalizado, não tem se demonstrado atraente nestes últimos tempos.
Considere as conjecturas apresentadas acima e seus conhecimentos sobre gestão de carreiras e analise as afirmações que seguem em relação aos modelos e estruturas de carreira existentes na atualidade.
Os novos modelos de carreira, como a sem fronteiras e a multidirecional, se adéquam às novas características da gestão empresarial e do novo mundo do trabalho, dando atenção maior a fatores como mobilidade entre organizações, ênfase na aquisição de competências, diversificação de áreas ou de empregos.
Estruturas de carreira em rede têm sido consideradas mais atrativas por permitirem ao colaborador experiências em diferentes áreas e funções, com a aquisição de competências diversificadas e para a organização é interessante formar colaboradores que agregam valor a sua dinâmica e a sua cultura.
As estruturas de carreiras paralelas têm sido uma alternativa interessante para pequenas empresas ou para aquelas que não têm uma formal estrutura de cargos, pois permite que o mesmo indivíduo que assume cargos de chefia possa, paralelamente, continuar exercendo suas funções na área técnica, aumentando sua satisfação no trabalho.
Assinale a alternativa que indica as afirmações que expressam as características dos modelos e estruturas de carreira atuais.
a.
II e III.
b.
I, apenas;
c.
III, apenas.
d.
I e III.
e.
I e II.
Respostas
Resposta:
Resposta Correta:
Correta b.
I e II.
Explicação:
Comentário da resposta:
Resposta incorreta. Em um mercado econômico e de trabalho dinâmicos e menos previsíveis, as carreiras tradicionais, lineares, não têm se mostrado muito atraentes, por isso, tem surgido algumas alternativas de carreiras interessantes para os trabalhadores e também para as organizações, mas é necessário encontrar o ponto de convergência destes interesses. Revise seu material e releia as afirmações. Você poderá identificar melhor as que trazem características destas novas alternativas de carreira.
Resposta:
d.
I e II.
Explicação:
Resposta certa! As carreiras multidirecionais e sem fronteiras são adequadas a um mercado econômico e de trabalho mais dinâmicos e menos previsíveis. Empresas interessadas em reter talentos têm oferecido carreiras em rede para desfrutar desta característica das pessoas interessadas em fazer carreira não necessariamente em uma única empresa, mantendo-se atrativas para estes possíveis colaboradores. As carreiras em paralelo, ao contrário da afirmação, entendem uma ascensão na área técnica.