fazer um texto de no maninho 29 linhas sobre um dos temas
anatomia e fisiologia do masculino
feminino
ciclo menstrual
fecundação
fertilização in vitro
gestação
gravidez na adolescência
aborto
diversidade sexual
infecções sexualmente transmissíveis
métodos contraceptivos
lutas femininas
Respostas
Resposta:
O ciclo reprodutivo das mulheres é caracterizado, por muitas cidadãs, como um período mensal de dores, incômodos, constrangimentos e problemas com a higienização adequada. Tendo em vista essa questão, foi criada a expressão “pobreza menstrual”, que enfatiza o quanto essa realidade afeta mulheres de diversas idades ao redor do globo. Nesse viés, no que tange aos desafios no combate à pobreza menstrual, pode-se citar a infraestrutura sanitária inadequada e a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, causados pela desigualdade socioeconômica e preços onerosos dos itens de cuidados menstruais. Logo, urge que medidas sejam tomadas para mudar essa realidade.
Em primeira análise, o uso da água ainda é muito desigual em diversos países, principalmente nos países periféricos do globo. No Brasil, por exemplo, cerca de 30,8% das meninas brasileiras vivem sem banheiro ou chuveiro em casa, de acordo com um levantamento efetuado pela "United Nations Children 's Emergency Fund" (UNICEF). Da mesma forma, segundo uma pesquisa realizada pela marca Always, cerca de 330 entrevistadas disseram que faltou dinheiro para comprar produtos básicos de higiene em algum momento da vida. Portanto, a questão da desigualdade econômica é fator impactante na forma como meninas e mulheres lidam com os períodos menstruais e como se higienizam, o que deixa evidente a necessidade de ações públicas em prol da causa.
Ademais, em segunda análise, o acesso à higiene, à saúde e ao bem-estar são direitos humanos inalienáveis, haja vista que, em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e que a falta de produtos adequados pode gerar doenças, como infecções urinárias, por exemplo. Por conseguinte, políticas públicas, como o Projeto de Lei 4698/2019 - que prevê a criação do Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas - são de suma importância para a saúde íntima de milhões de mulheres, além de lhes oferecer mais conforto no ambiente de trabalho e estudantil.
Em síntese, a pobreza menstrual é uma realidade desafiadora para milhões de cidadãs, bem como interfere de forma negativa no seu cotidiano e saúde física. Desse modo, urge aos órgãos governamentais, ao lado da ONU, oferecer cestas básicas que contenham itens de higiene menstrual básica, por meio de programas sociais de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, a fim de que mais mulheres possam ser atendidas em seus períodos menstruais. Assim, será possível combater a pobreza menstrual e as mulheres terão mais dignidade em escala global.
Explicação:
espero ter te ajudado, bons estudos.❤