Explique porque a Região do Bico do Papagaio sofre a influência do trabalho análogo a escravidão, e como meio ambiente passa por modificações diante destas atividades.
Respostas
Resposta:
A região do Bico do Papagaio, localizada no norte do Tocantins, é considerada a região com maior registro de trabalho análogo a escravidão. Isso ocorre pois é uma região que se destaca pela agropecuária e agroindústria, principalmente com a produção e exportação de soja.
Devido a esse destaque, é uma região que atrai muitos imigrantes que estão em busca de trabalho e melhores condições de vida, e ao ver uma oportunidade como essa, de ter trabalho barato e passível de exploração, os grandes agricultores acabam se aproveitando, oferecendo trabalhos com baixa remuneração, sem férias e nos quais, maioria das vezes, os trabalhadores moram no local, e tem que pagar para comer. Esse processo, no final das contas, o trabalhador acaba tendo que pagar para trabalhar, com uma dívida enorme que o deixa preso naquele local. Tudo isso configura trabalho análogo a escravidão.