Respostas
Resposta:
Ao mesmo tempo que a empatia é uma ferramenta poderosa, ela é bem difícil de se praticar. Ter empatia significa ter aceitação por algo ou por outro. Cultivar tal comportamento traz inúmeros benefícios, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. Listarei algumas dicas para que se consiga desenvolver esta habilidade, que pode ser considerada como uma espécie de "inteligência emocional".
1. Livre-se de pré-conceitos
Ao praticar a empatia, estamos nos abrindo à possibilidade de conhecer verdadeiramente as pessoas. Apoiar-se em uma imagem construída cria uma espécie de muro, onde ambas as partes ficam na defensiva. Acreditar em imagens pré-concebidas faz com que o relacionamento seja baseado em desconfiança. Lembre-se: todo mundo é inocente, até que se prove o contrário!
2. Crie conexões pessoais
Quando você está livre de julgamentos é mais fácil enxergar as conexões que temos com as pessoas. Se você vê algo que pode conectá-lo com seu interlocutor, diga! Ao demonstrar que você está disposto a estabelecer laços de confiança com seu grupo, certamente você receberá o mesmo em retorno.
3. Elogie de forma sincera
Todo mundo gosta de ser elogiado, é fato! Mas também é provável que 80% das pessoas que passam pelo nosso caminho conhecem de longe um bajulador. E bajuladores não têm empatia, apenas querem algo em troca. Reconhecer verdadeiramente algo de extraordinário feito por alguém é uma forma de criar empatia.
4. Faça perguntas
Fazer perguntas dentro do contexto demonstram interesse por quem fala, além de demonstrar que você está tentando calçar os sapatos do outro. Procure explorar como o outro se sente, sem jamais demonstrar estranheza ou qualquer tipo de sentimento negativo diante das respostas. Lembre-se: não julgarás!
5. Não compare
Comparar pessoas ou situações é a maneira mais rápida de demostrar que você não tem o menor interesse pela situação, indo para o lado oposto da empatia. Apenas receba o que lhe está sendo transmitido.
6. Converse com estranhos
Essa é uma forma de sair da sua zona de conforto e testar seu poder de empatia. Quado você conversa com um estranho, não tem ideia do que esperar em retorno. Então, é uma ótima forma de exercitar as dicas anteriores. Se você consegue demonstrar empatia por um estranho, imagine o que você pode fazer pelo seu grupo!!
A prática da empatia não é boa apenas para o Learning Canvas. Independente de você ser um Sharer*, Asker* ou Facilitador*, recomendo que você pratique estas dicas (e várias outras que você descobrirá na sua jornada). Se você souber ouvir outras pessoas da forma correta, você verá uma pequena transformação acontecendo à sua volta. As pessoas certamente te procurarão com mais frequência, confiarão, seguirão e respeitarão cada vez mais.