Os jogos didáticos são considerados como importantes ferramentas nos processos de ensino- aprendizagem, auxiliando na construção do conhecimento dos alunos. Através dos jogos didáticos podem ser trabalhadas diversas questões relacionadas à cognição, à socialização, à motivação e a criatividade, que resultam num aprendizado ainda mais significativo. Imagine que você é professor(a) de uma turma do 5°ano do Ensino Fundamental, que está trabalhando sobre a reciclagem e o descarte adequado do lixo. Dentre várias atividades desenvolvidas com a turma como: aulas expositivas e práticas, leituras, passeios, etc. Você pensou em elaborar “jogos didáticos” para qualificar o assunto abordado em aula, bem como sanar possíveis dúvidas de alguns alunos. Dessa forma, além dos alunos se divertirem com uma atividade lúdica poderão estar aprendendo ainda mais sobre o assunto reciclagem. Perante essa situação, responda: 1 – Você considera os jogos didáticos importantes para o ensino das ciências? 2 – Se você estivesse no lugar desse(a) professor(a) qual(is) jogo(s) iria propor para auxiliar no ensino sobre a reciclagem?
Respostas
Resposta:
Sim são muito importantes, pois provocam uma aprendizagem significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertando o desenvolvimento de uma habilidade operatória, em que a aptidão vem a possibilitar a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais, ajudando-o a construir seu próprio conhecimento. Exemplos de jogos: baralhos de figuras de animais desenhados em papelão reciclado, boliche com garrafas pet cheias de areia etc.
Explicação:
A satisfação em participar de atividades lúdicas envolvendo jogos é muito grande entre os alunos, pois eles percebem que conseguem aprender mesmo quando estão “brincando”.
Os jogos didáticos são um diferencial nas aulas, por associar aprendizado (pautado na construção do conhecimento) e diversão. Os alunos estão sempre muito receptivos ao desenvolvimento de novas atividades e ao uso de novos jogos para os conteúdos em que eles têm maior dificuldade de compreensão e assimilação, independente da área do conhecimento abordada.
Resposta:
1 – Os jogos didáticos são importantes para o ensino de um modo geral. E, da mesma forma se tornam fundamentais ao ensino das ciências. Pois, através do lúdico, proporcionam aos alunos novas formas de aprendizado sobre assuntos de ciências abordados em sala de aula.
2 – Enquanto professor(a), no contexto exposto, iria propor jogos didáticos sobre a reciclagem (confeccionados com materiais reciclados), como: jogos de memória, jogos de tabuleiros, jogos de memória, jogos de bingo, entre outros.
Explicação: