Respostas
Resposta: O momento histórico no qual surgiu a burguesia aconteceu no final da Idade Média e com mais força após a Revolução Francesa, em 1789, e industrial, entre os séculos 18 e 19.
Explicação:
No final da Idade Média, toda a Europa estava passando por diversas mudanças políticas, sociais, culturais e econômicas.
Ao mesmo tempo, isso ocasionou um declínio no sistema feudal, fazendo com que a quantidade de terra de uma família/indivíduo já não fosse sinônimo de riqueza ou poder.
O resultado é que os senhores feudais deixam de ter o poder nas mãos, que é passado ao rei, iniciando um novo processo, formando as monarquias.
Neste mesmo cenário, toda a política começa a mudar com esse novo sistema bem como com a reforma protestante, gerando mudanças na maneira como a religião era capaz de influenciar na economia, poder e nos ganhos.
A partir disso, começa a surgir um novo grupo formado, principalmente por comerciantes, com local de trabalho focado nas cidades e que eram chamados de burgos ou burguês.
Logo, esse grupo passa a defender os valores que lhe eram interessantes, como o livre comércio, direitos civis e religiosos, liberdade pessoal, entre outros.
Na Europa, também acontecia o Renascimento Comercial impulsionado pelas Cruzadas, que serviu para ampliar toda a relação comercial, aumentar o desenvolvimento interno das cidades e incentivar as feiras.
Aos poucos, a nobreza começa a perder a força e os burgueses começam a ocupar novos espaços, onde os servos começaram a vislumbrar uma possibilidade de mudar de vida e status social.
Depois de várias revoluções, principalmente a Francesa e a Industrial, a classe burguesa se consolida ainda mais.