Respostas
Uma célula consiste em duas regiões principais, o citoplasma e o núcleo. O núcleo é cercado por um envelope nuclear e contém DNA na forma de cromossomos (cromossomas). O citoplasma é uma matriz fluida que geralmente envolve o núcleo e é limitada pela membrana celular externa. As organelas (também conhecidas como organelos) são pequenas estruturas dentro do citoplasma que desempenham as funções necessárias para manter a homeostase na célula. Elas estão envolvidas em muitos processos, por exemplo, produção de energia, construção de proteínas e secreções, destruição de toxinas e resposta a sinais externos.
As organelas (organelos) são consideradas membranosas (membranares) ou não membranosas (membranares). As organelas membranosas (organelos membranares) possuem sua própria membrana plasmática para criar um lúmen separado do citoplasma. Esta pode ser a localização da síntese de hormônios (hormonas) ou da degradação de macromoléculas. As organelas não membranosas (organelos não membranares) não estão cercadas por uma membrana plasmática. A maioria das organelas não membranosas (organelos não membranares) são parte do citoesqueleto, a principal estrutura de suporte da célula. Estes incluem: filamentos, microtúbulos e centríolos.
Espero ter ajudado!! Bons estudos!!
Se puder me nomear como melhor resposta!! Desde já agradeço!!!
Resposta:
As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células.
São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias. Nas células vegetais há também organelas específicas os cloroplastos.
Mitocôndrias: São organelas compostas por membrana dupla, sendo uma externa e uma interna que apresenta muitas dobras, as chamadas cristas mitocondriais.
Retículo Endoplásmatico: São organelas cujas membranas se dobram formando sacos achatados. Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, o liso e o rugoso, esse último possui grânulos associados à sua membrana, os ribossomos, o que lhe confere aparência rugosa e por isso o nome. Além disso sua membrana é contínua com a membrana externa do núcleo, o facilita a comunicação entre eles.
Explicação: