me ajudem por favor!!
Faça uma breve pesquisa e fale sobre alguma data comemorativa ou feriado de origem da Cultura Inglesa. Podendo inclusive citar os que foram incorporados à cultura Brasileira.
Respostas
Resposta:
Significado de Halloween
O que é Halloween:
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro.
O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
A cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado.
Origem do Halloween
Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenham se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos.
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.
Samhaim - Halloween
Representação visual do festival de colheita celta Samhaim. A cerimônia marcava o fim do verão e início dos dias escuros do inverno. Os celtas acreditavam que nessa época os espíritos visitavam este mundo e, para afastá-los, acendiam fogueiras, lanternas e tochas.
Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos.
Símbolos do Halloween
A maioria dos símbolos característicos do Halloween possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. Entre os principais estão:
As cores laranja e preto: O Halloween é associado com as cores laranja e preto pois o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.
Lanterna de abóbora: a lanterna de abóbora (do inglês Jack o’lantern) tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.
A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriam velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.
jack-o-lantern.jpg
Exemplos de lanternas de abóbora (Jack o'lantern). A tradição dos celtas de inserir velas em nabos ocos foi levada para os Estados Unidos, onde as abóboras grandes e macias se tornaram a melhor opção. O costume, que antes se limitava a entalhar rostos nas abóboras, atualmente envolve diversos formatos.
Máscaras e fantasias: os celtas acreditavam que no dia do Samhaim, máscaras e fantasias ajudavam a enganar os espíritos, que não reconheciam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar.
Atualmente, o Halloween é fortemente marcado por festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc. No entanto, em países onde a tradição não é tão seguida (a exemplo do Brasil), as festas costumam envolver qualquer tipo de fantasia.
Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas.
Morcegos: os festivais de Samhaim sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair morcegos.
Gostosuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.
Halloween no Brasil
Por influência estadunidense, o Halloween também é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, mas a festa não possui o mesmo significado e valor cultural dos países do hemisfério norte.
Grande parte da tradição de Halloween no Brasil é influenciada por cursos de idioma que promovem a data como forma de inserir os alunos na cultura dos países de língua inglesa.
No Brasil, o Halloween é marcado principalmente por festas à fantasia e por decorações em bares, lanchonetes e outros estabelecimentos, que adotam a temática de monstros, vampiros, bruxas, etc.
Resposta:
feriado de é uma data muito importante para os estadunidenses, pois nele é celebrado o Dia da Independência dos país.
O feriado nacional é comemorado com muito orgulho, muitas festividades e diversas tradições. Mas, você conhece a história por trás do famoso feriado e como é a comemoração todos os anos? A Cultura Inglesa compilou tudo o que você precisa saber sobre a data, sua origem e seus ritos de comemoração. Confira!
Origem
No dia 4 de julho é comemorada a Declaração da Independência dos Estados Unidos de 1776, quando as Treze Colônias declararam a separação do Império Britânico. Entretanto a data se tornou oficialmente feriado nacional somente em 1941.
Escrita por Thomas Jefferson e revista por John Adams e Benjamin Franklin, a Declaração da Independência possibilitou que os estadunidenses se tornassem um país livre. Por isso, no dia 4 de julho o país inteiro comemora a independência com muitas festividades e tradições..
Impacto na cultura americana
O Fourth of July, ou quatro de julho, é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos estadunidenses. As festividades são marcadas por desfiles, eventos esportivos, fogos de artifício, muita comida e encontros entre familiares e amigos de todas as partes do país.
A população norte-americana é muito patriota e valoriza muito essa data, sendo uma das mais importantes do seu calendário. Por isso, ações patrióticas acontecem durante todo o feriado para celebrar a história e as tradições.
Tradições:
O feriado é marcado por tradições tipicamente norte-americanas e tem grande influência sobre a cultura americana em geral, afinal é comum consumirmos conteúdos como séries e filmes que sempre retratam essa data tão importante e suas comemorações, certo?
Confira as principais tradições do feriado:
Desfiles
Em diversas cidades do país inteiro é comum ver desfiles de civis e militares celebrando a independência e relembrando a história do país e das pessoas que realizaram o sonho de deixar de ser uma colônia britânica.
Comidas típicas
Uma das tradições mais comuns do feriado é a reunião de amigos e familiares para comer as comidas típicas do país, como o famoso barbecue, ou churrasco americano, cachorro-quente, frango frito, hambúrguer e salada de batatas.
As pessoas aproveitam para fazer suas refeições ao ar livre, como em parques. Certeza que você já viu uma cena semelhante em algum filme, né?
Costumes
Um costume patriota da população é espalhar bandeiras do país por todos os lugares. Casas e comércios são totalmente decorados com as cores azul, branco e vermelho, assim como as próprias pessoas.
Outra tradição famosa e bonita é a queima de fogos de artifício em pontos turísticos, como a Estátua da Liberdade em Nova Iorque e a Golden Gate Bridge em São Francisco.