Respostas
Resposta:
A sujidade nada mais é do que um resíduo físico, químico ou biológico que pode ser encontrado em qualquer superfície. Em ambientes, superfícies e roupas, as sujidades podem ocasionar diferentes efeitos, por isso, conhecer o tipo de sujidade e material com o qual se está lidando é essencial para determinar como deverá ser feita a limpeza e quais produtos devem ser utilizados no seu processo, afinal, quanto mais limpo o ambiente, menor o risco de contaminação para a saúde das pessoas.
No hospital, por exemplo, existem diversos tipos de sujidades que apresentam diferentes graus de risco para aqueles que entram em contato com elas. Doenças, tratamentos, cirurgias e hábitos de pacientes podem produzir diferentes tipos de resíduos que devem ser considerados com cuidado e atenção para que o tipo ideal de limpeza seja realizado.
A limpeza de hospitais deve então ser específica para cada tipo de sujidade, e pode utilizar agentes químicos, mecânicos ou térmicos. Sua função principal é garantir que ambientes, superfícies e os equipamentos utilizados em procedimentos de pacientes estejam sempre limpos e sem contaminação.
A fim de organizar o método de limpeza e selecionar os produtos que devem ser utilizados de forma mais eficiente, é necessário que seja feito uma classificação das áreas hospitalares através de critérios que levam em consideração os tipos de perigos apresentados pelo ambiente e as sujidades às quais ele está exposto.