Respostas
Resposta:
A desvalorização da moeda interna ocorre por causa da alta do dólar, moeda que rege os preços da maior parte das matérias primas usadas nesses produtos e serviços.Uma das medidas mais utilizadas para reduzir a volatilidade da taxa de câmbio é a oferta de contratos de swap cambial pelo Banco Central (BC),nos quais a autoridade monetária realiza uma operação equivalente a uma venda de moeda no mercado futuro, ação que reduz a pressão altista sobre a moeda nacional. Este é o mecanismo atualmente adotado pelo Banco Central para conter a desvalorização da moeda brasileira.
Explicação:
O Brasil é capaz de controlar a valorização e desvalorização de sua moeda interna por meio da política cambial, ao qual se trata de uma estratégia política muito importante em termos de política externa.Em nosso país, essa política cambial é exercida pelo Banco Central (BACEN) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Para exemplificar e facilitar a compreensão: o trigo, por exemplo, é uma commodity precificada em dólar. Logo, se o dólar encarece, o trigo encarece. E trigo é matéria prima de vários alimentos presentes na cultura brasileira como pão, bolo, macarrão etc.Então, quando você vai na padaria diariamente comprar sua porção de pães para a família e nota que cada vez tem um pão a menos na sacola, pelos mesmos 3 reais que você sempre pagou, é por causa que está ocorrendo uma desvalorização do real em relação ao dólar, e que irá gerar inflação que significa a perda no poder de compra.Devido a isso é tão importante o país ter boas estratégias de política cambial para conter essa alta do dólar.