Você já experienciou alguma situação desafiadora na qual você precisou lançar mão de ações específicas para potencializar o desenvolvimento da linguagem? Que ações foram essas?
Respostas
Resposta:
Apesar da aparente complexidade desta tarefa, os profissionais da educação não precisam aprender a revolucionar o mundo, mas a saber aprender, o que envolve o exercício da atenção, da memória, do pensamento crítico e de uma postura de curiosidade diante dos desafios encontrados durante toda sua trajetória.
Explicação:
Colocar a criança no centro do seu processo de aprendizagem, saber onde se objetiva chegar em cada intervenção e lançar mão de desafios condizentes com as capacidades infantis em cada fase de seu desenvolvimento, respeitando e acompanhando o seu processo individual, são práticas fundamentais para a promoção do desenvolvimento infantil, alinhadas às ferramentas apresentadas.
a
Nesta situação os agentes envolvidos parecem ter utilizado uma via mais intuitiva/emocional ou mais uma via racional para guiar suas ações?
Resposta: Linguagem potencializada na família e na escola.
Dada à intimidade própria das famílias, muitas vezes só de olhar para o pequeno, os responsáveis já sabem do que ele precisa sem que a criança precise fazer nenhum esforço para se comunicar. Na escola, no entanto, o contexto é diferente. “Não basta um olhar ou um gesto, porque esse ambiente não é da intimidade e ela precisa usar uma estratégia que os outros adultos possam compreender. É quando a linguagem verbal aparece”.
Explicação: A importância da comunicação entre escola e família.