• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: eduardaalbuquerque61
  • Perguntado 3 anos atrás

explique a importância da cadeia produtiva de eventos na organização e montagem?

Respostas

respondido por: dudika2304
0

O que é uma cadeia produtiva?

A cadeia produtiva compreende o processo primário da organização. Ela nada mais é do que um conjunto de etapas consecutivas ao longo da produção, as quais os diversos insumos (matéria-prima) são transformados em um (bem ou serviço).

Nesse conjunto, o processo acontece com a entrada de diversos insumos que sofrem algum tipo de transformação, por meio do uso de máquinas e equipamentos, até se incorporarem em produtos intermediários. Depois, há a formação do produto final, em que acontece a distribuição e comercialização do produto.

As etapas são integradas e realizadas por diversas unidades que interagem ao longo de toda cadeia dos processos produtivos, com o objetivo de produzir os bens e serviços ao mercado.

A cadeia produtiva engloba tanto os bens de consumo - adquiridos pelo consumidor final - quanto os bens de produção (matéria-prima) e bens de capital (equipamentos e bens necessários para a produção de outros bens ou serviços).

Sem dúvidas, a cadeia de produção é definida por aspectos abrangentes, como o setor industrial em que se está inserida e em relação aos aspectos macroeconômicos.

Quais são as etapas da cadeia produtiva?

A cadeia produtiva, de modo geral, funciona como se fosse uma corrente desde a extração e manuseio da matéria-prima até a transformação da matéria-prima em produto, e posteriormente, sua distribuição.

A seguir, você vai entender o que cada etapa representa no processo.

1. Extração de matéria-prima

Essa etapa é realizada por indústrias extrativas, que fornecem os insumos minerais e orgânicos necessários para a próxima etapa da cadeia produtiva acontecer.

Por isso, o processo geralmente é feito por máquinas de grande porte para ter uma extração de matéria-prima em grande escala. Geralmente vemos esse processo na agricultura, mineração, pecuária e extração vegetal, por exemplo.

2. Transformação da matéria-prima em produto

Com os insumos extraídos da etapa anterior, eles sofrem uma série de modificações para se transformarem em produtos industrializados.

Essas modificações geralmente são feitas em indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, onde ocorre o refinamento da matéria-prima.

Depois do refinamento, a matéria-prima segue para as indústrias leves onde vai se transformar em bens de consumo e, ainda, para as indústrias intermediárias que vão fornecer os equipamentos e o maquinário presentes ao longo da cadeia de produção.

Distribuição do produto

Depois do produto estar pronto, a mercadoria precisa ser disponibilizada para os consumidores finais, e assim contemplar toda a cadeia de produção.

Para isso, é necessário investir em logística para o produto não ser danificado e chegar ao consumidor final com a mesma qualidade que saiu da indústria.

Além disso, é fundamental conhecer o Lean Manufacturing para garantir que o produto agregue valor através da produção puxada. Por meio dessa filosofia, a produção será otimizada, eliminando os desperdícios existentes no processo.

Agora que você já conhece as etapas da cadeia de produção, vamos entender qual é a diferença entre a cadeia de produção e a cadeia de suprimentos.

Qual é a diferença entre a cadeia produtiva e a cadeia de suprimentos?

Nós sabemos que a cadeia de suprimentos é caracterizada por envolver diversas empresas para realizar as atividades do fluxo produtivo (produção, armazenamento e transporte de produtos ou serviços) para um determinado segmento ou empresa específica.

Então, onde que a cadeia produtiva se encaixa?

A cadeia produtiva atua abrangendo organizações de diversos setores, focando principalmente na produção e transformação do produto. Portanto, várias empresas estão envolvidas em cada etapa do processo.

A principal diferença é que na gestão da cadeia de suprimentos, uma empresa exerce a coordenação das atividades e setores, desde o fornecimento de matéria-prima até o cliente final.

Já na cadeia produtiva, ocorre o envolvimento de empresas de diferentes segmentos com estratégias e características diversas.

Portanto, podemos constatar que a cadeia de produção engloba toda a cadeia de suprimentos. Fizemos uma tabela pra você poder visualizar melhor ainda as diferenças entre as duas cadeias: (imagem)

Como o PCP se relaciona com a cadeia produtiva?

Até agora você já viu que por meio da cadeia produtiva os gestores conseguem analisar e planejar todas as etapas de produção de uma empresa.

E para poderem gerenciar toda a cadeia, é necessário ter planejamento e controle da produção, mais conhecido por PCP.

Através do PCP, a empresa possui um suporte para a tomada de decisão. Devido à sistematização do processo produtivo, há a redução de custos e otimização da sua cadeia produtiva.

RESUMO: Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado

Anexos:
Perguntas similares