Francis Bacon (1561 - 1626) é considerado uns dos iniciadores do pensamento moderno, por sua defesa do método experimental contra a ciência teórica e especulativa clássica, por sua rejeição da escolástica, bem como por sua concepção de um pensamento crítico e do progresso da ciência e da técnica. Nesse sentido, embora não tenha sido um cientista, Bacon teve uma grande influência enquanto um defensor de uma determinada concepção de método científico que valoriza a experiência e a experimentação. Com tudo, Bacon ainda contribuiu, com sua crítica filosófica, à ciência, referindo-se aos perigos concernente ao que denominou de teoria dos ídolos. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponda ao que Bacon denominou de ídolos da tribo.
a) Segundo Bacon, os ídolos da tribo são resultado das relações entre os homens, da comunicação e do discurso, sendo que "as palavras forçam o intelecto e o perturbam por completo. E os homens são, assim, arrastados a inúmeras e inúteis controvérsias e fantasias".
b) Segundo Bacon, os ídolos da tribo são derivados das doutrinas filosóficas e científicas antigas e novas, "que figuram mundos fictícios e teatrais".
c) Segundo Bacon, os ídolos da tribo dizem respeito aos limites da natureza humana no processo de conhecimento do real no que se refere ao fato de que "o intelecto humano é semelhante a um espelho que reflete desigualmente os raios das coisas e, dessa forma, as distorce e corrompe".
d) Nenhuma das alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
D
Explicação: Por eliminação: a está incorreta visto que apresenta as características do ídolo do foro; B está incorreto por apresentar o ídolo do teatro; C está incorreto porque apresenta o ídolo da caverna. O ídolo da tribo é o apego às próprias ideias e a influência dos sentidos
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás