• Matéria: Português
  • Autor: nene444
  • Perguntado 3 anos atrás

Oii Boa tarde tudo bem?
Por favor alguém pode me ajuda nessa questão?

Machado de Assis

[...] A familia era pequena, o escrivão, a mulher, a sogra e duas escravas. Costumes velhos. As dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez e meia a casa dormia. Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, sala e só tornava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a principio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.

Boa Conceição! Chamavam-lhe "a santa", e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana; aceitaria
um harém, com as aparências salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuada passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.

06-Como você caracteriza a familia descrita neste trecho? Da alta burguesia? Da classe média? Idealizada? Pobre? Rica? De hábitos sofisticados ou simples?

09-O que sobressai no texto: a descrição do ambiente ou a análise psicológica da personagem?

08- "O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio". Que avaliação da personalidade de Conceição corresponde a essa descrição fisica?

07-Por que se pode afirmar que o ambiente doméstico desta família se caracteriza pela dissimulação (disfarce, fingimento, hipocrisia)?​

Respostas

respondido por: logabriell07
0

O trecho do conto "Missa do Galo" de Machado de Assis apresenta características que estarão presentes em todas as obras do realismo, a crítica dos valores da sociedade burguesa e o casamento. Sabendo disso, podemos responder as questões:

  • 06) A família apresentada no conto é rica, pois possuem escravos e vivem em uma grande casa, o que mostra que eles são de uma classe social abastada.
  • 09) Percebe-se que no trecho uma preocupação do autor em realizar uma analise psicológica da personagem, para explorar as sensações de desconforto dela em relação ao marido que saia, todas às noites para cometer atos de adultério.
  • 08) A descrição mostra uma mulher que não é bela, porém não é feia, de modo que e uma figura que está um pouco apagada não tendo um lugar específico.
  • 07) A dissimulação, ocorre, pois Conceição finge não saber que o seu marido está lhe traindo e o seu esposo faz o mesmo fingido que sua esposa não sabe das suas infidelidades, de modo que todo esse fingimento mostra os problemas dos casamentos por interesses, em que não existe amor, mas sim duas pessoas que se juntam por uma convenção social.

O que foi o Realismo:

O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. O movimento foi inaugurado com a obra “Madame Bovary" de Gustave Flaubert, no ano de 1857.

Os autores realistas propunham um olhar mais crítico para a sociedade sem a idealização e subjetividade presente no romantismo, tendo como principais características:

Características:

  • Oposição ao modelo do romantismo
  • Objetividade
  • Caráter descritivo
  • Tom crítico sobre a sociedade e as instituições sociais (casamento, família e etc…)
  • Personagens com caráter duvidoso
  • Valorização do conhecimento científico
  • Denúncia social

Leia mais sobre Realismo em: brainly.com.br/tarefa/28580782

#SPJ13

Perguntas similares