Respostas
Há uma relação direta entre as ideias iluministas e a revolução francesa.
As ideias iluministas, que contavam com pensadores como Voltaire, Rousseau e Locke, eram contrárias ao Absolutismo, defendendo, no lugar deste sistema arcaico, um modelo republicano, com forte participação popular.
Além disto, eram também contrários ao dogmatismo, a base de sustentação cultural da Igreja que, por sua vez, era a base de sustentação do Antigo Regime, de modo que abalaram ideologicamente o sistema e incentivaram as massas a se rebelarem contra ele, até que o derrubaram.
Resposta:
A revolução francesa ocorreu entre 1789 a 1799, período que ficou marcado por grandes mudanças políticas e sociais, as quais tiveram início de fato com a queda da Bastilha, em 14 de julho do ano de 1789.
Uma das principais mudanças geradas a partir da revolução foi a redução drástica dos privilégios que a aristocracia tinha em relação ao povo, além do fim dos vínculos de trabalho dos camponeses para com o clero e a nobreza.
A burguesia ganhou espaço, de forma que a nobreza perdeu boa parcela da influência que exercia na sociedade.
Portanto, a vida em sociedade sofreu drásticas mudanças, principalmente nas relações entre as diferentes camadas sociais, com a redução dos privilégios da nobreza e do clero, além do fim da subordinação dos camponeses. A burguesia aumentou sua influência na sociedade enquanto a nobreza perdeu sua hegemonia.
Explicação: