desenvolva um pequeno ensaio sobre condicionamento clássico. Como? Descrevendo uma situação hipotética, explicando porque se trata de um caso de condicionamento clássico, identificando estímulos e resposta incondicionada, estímulo neutro e resposta condicionada.
Respostas
Resposta:
O aluno deverá descrever uma situação empírica cotidiana de sua vida e, a partir disso, relacionar o contexto apresentado aos elementos teóricos do condicionamento clássico.
Na construção relacional (teoria e prática), pode-se elaborar o seguinte exemplo:
Uma pessoa sofre um assalto dentro do banco e, após o ocorrido, tem medo de entrar em bancos novamente. A situação de perigo é um estímulo incondicionado que provoca uma resposta incondicionada, sendo involuntária e inerente ao ser humano.
Pareando essa situação a um estímulo neutro, como o local onde ocorreu a situação de medo (o banco), um estímulo antes neutro, agora condicionado, é uma resposta condicionada de medo. Por fim, com o novo estímulo condicionado, ocorreu o processo de generalização, ou seja, o medo inerente ao ingresso em qualquer que seja a agência bancária para essa pessoa.
Assim, temos:
Estímulo incondicionado: situação de perigo com o assalto.
Resposta incondicionada: medo.
Estímulo neutro: o banco.
Estímulo condicionado: qualquer banco.
Resposta condicionada: medo.