A democracia ateniense desafia, até os dias atuais, a compreensão e análise dos filósofos e cientistas políticos, pela sua originalidade e inovação, considerada principalmente em contexto global em que eram maioria os regimes monárquicos embasados na crença de que o rei, muitas vezes, se confundia com os deuses ou era legitimado por eles. Esta forma de governo inspirou a democracia atual, que partiu de seus princípios para superar o Estado absolutista.
Assinale a alternativa que corresponde às características da democracia grega:
A) Apenas homens adultos e livres eram considerados cidadãos, a democracia ateniense excluía mulheres, estrangeiros e escravos, sendo este grupo maior parcela da população.
B) Os desafios da democracia grega podem ser considerados similares aos do mundo contemporâneo, dadas as semelhanças entre as sociedades.
C) Participação plena de todos os cidadãos gregos, independente de classe, sexo ou qualquer outro fator.
D) A democracia era representativa e permitia a participação de todos habitantes da pólis via votação direta.
E) A democracia grega superava a eficácia da atual, pois promoveu igualdade plena na polis, combatendo as desigualdade social e injustiças sociais.
Respostas
Resposta:
Resposta Letra "A"
Explicação:
"Apenas homens adultos e livres eram considerados cidadãos, a democracia ateniense excluía mulheres, estrangeiros e escravos – que eram a maior parte da população". Além disso, apenas os filhos de cidadãos atenienses eram considerados cidadãos (filhos de mães atenienses com estrangeiros não contavam nessa categoria).
O número de participantes era muito restrito: tratava-se de uma cidade muito menor do que as cidades modernas. Além disso, seus cidadãos (os homens adultos e livres) eram poucos com relação à população geral.
A democracia ateniense caracterizava-se por considerar apenas homens adultos, livres e nascidos em Atenas como cidadãos. Logo, a alternativa A está correta.
A democracia ateniense segue como modelo teórico para grandes pensadores liberais da era moderna, mas ela possuía grandes problemas e já havia sido alvo de críticas de Platão.
Para Platão, a democracia levava a sociedade necessariamente a uma tirania. Suas grandes críticas ao regime democrático ateniense são baseadas em uma experiência pessoal de grande importância: foi a democracia ateniense que julgou e condenou Sócrates, seu mestre, tido como maior sábio da cidade.
Buscando remediar a questão política, Platão criou a hipótese do governo dos filósofos: os filósofos, sendo os homens melhores preparados para conduzir as próprias almas, seriam também os mais qualificados para conduzirem a alma da civilização.
Contudo, ao tentar colocar em prática tal plano, Platão foi preso em Siracusa e vendido como escravo, falhando em estabelecer na prática o seu plano teórico. Desta forma, reelaborou boa parte da proposta educacional e política d'A República em As Leis.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/29136736