• Matéria: Sociologia
  • Autor: bgft
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.

Os benefícios da economia compartilhada perpassam questões sociais, ambientais e econômicas. Vamos conhecer algumas das principais vantagens do modelo.

Democratização do acesso aos bens e serviços
Segundo a pesquisa The Sharing Economy, realizada pela pWc nos EUA, 44% dos consumidores norte-americanos já estão familiarizados com a economia compartilhada, especialmente nos setores de mídia, transporte e hospedagem. Nos resultados, 86% afirmam que esse modelo econômico torna a vida mais acessível, enquanto 83% consideram mais conveniente e eficiente. Naturalmente, o modelo de partilha permite que pessoas usem bens e serviços que não teriam condições de comprar, democratizando o acesso a determinados recursos.

Redução dos impactos negativos no meio ambiente
Ao reduzir as necessidades de produção, a economia compartilhada tem um impacto decisivo na redução da emissão de gases do efeito estufa e uso de recursos naturais. Na pesquisa da pWc, 76% dos entrevistados confirmam que esse modelo econômico é muito melhor para o planeta.

Economia Compartilhada: O que é, Para que Serve e Exemplos. Sbcoaching. Disponível em: sbcoaching economia-compartilhada. Acesso em: 03 out. 2021 (adaptado).

A partir da leitura do texto na íntegra e relacionando com o conteúdo estudado sobre “Tecnologia”, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A economia do compartilhamento é baseada em desacordos entre dois lados para utilizar ativos e serviços ociosos ou para dificultar a colaboração.

Alternativa 2:
A economia do compartilhamento está cada vez mais longe de ser ofertada de forma democrática, além de ser um modelo econômico que prejudica o desenvolvimento sustentável.

Alternativa 3:
A economia do compartilhamento se trata de um modelo econômico fundamentado em peer-to-peer (P2P) de aquisição, fornecimento ou compartilhamento de acesso a bens e serviços.

Alternativa 4:
A economia compartilhada imprime a sensação de pertencimento e o apoio mútuo nas comunidades, porém é desenvolvida a partir de uma relação de suspeitas dúvidas e incertezas.

Alternativa 5:
A economia do compartilhamento se trata de um modelo econômico desenvolvido para que a sociedade continue adquirindo serviços de forma individual e sem o uso da tecnologia.


douglassantananet: ALTERNATIVA: 3
douglassantananet: JUSTIFICATIVA: Nesse sentido, percebe-se que a economia de compartilhamento é um modelo econômico definido como uma atividade baseada em peer-to-peer (P2P) de aquisição, fornecimento ou compartilhamento de acesso a bens e serviços que, muitas vezes, é facilitado por uma plataforma on-line baseada na comunidade.

Respostas

respondido por: fellipetacaracatem9
2

Resposta:

Alternativa 3

Explicação:

Perguntas similares